The Blog
23 março, 2016

O tema do mês aqui no blog são as harmonias cromáticas. Chegou agora? Não deixe de ler a Parte 1, sobre combinações acromáticas e semicromáticas e a Parte 2, onde te ensino tudo para arrasar com um look monocromático! Hoje vamos aumentar mais um pouquinho o nível de dificuldade na combinação das cores.

O Color Wheel (ou círculo cromático) é um instrumento muito conhecido e usado em algumas áreas, como artes, design e decoração. Na moda, é muito utilizado por designers para criação de estampas, especialmente. Na Consultoria de Imagem, o círculo cromático se torna nosso aliado para trazer mais cor à vestimenta. É através dele que visualizamos combinações de cores que sejam harmônicas. Isso faz toda a diferença na hora de combinar mais de duas peças de roupa e acessórios.

color_wheel-roda_de_cores-circulo_cromatico-combinacao_de_cores-rita_heroina-consultoria_de_imagem-teste_de_coloracao_pessoal

HARMONIA ANÁLOGA

Com o auxílio do Color Wheel, podemos ver que as cores análogas são as que estão lado a lado no círculo. São cores que têm pigmentos em comum, e por isso criam uma sensação visual agradável. Veja alguns exemplos:

combinacao_de_cores-circulo_cromatico-color_wheel-cores_analogas-harmonia_analoga-rita_heroina-consultoria_de_imagem-2

O vermelho e o violeta estão lado a lado no círculo, assim como amarelo e tons de verde.

combinacao_de_cores-circulo_cromatico-color_wheel-cores_analogas-harmonia_analoga-rita_heroina-consultoria_de_imagem

Essa combinação se estende para tons mais sóbrios. O vinho é um vermelho escuro, assim como a outra cor, que é um laranja mais escuro também. As cores com tons mais escuros ou mais claros continuam sendo complementares, como por exemplo na segunda imagem, em que o azul é mais sóbrio e o verde mais vibrante.

HARMONIA COMPLEMENTAR

Um pouco mais complexa, as cores complementares são as que estão exatamente opostas no círculo cromático. Não é à toa que pessoas ruivas fiquem muito bem de verde ou que azul marinho fique tão bem com bege.

combinacao_de_cores-circulo_cromatico-color_wheel-cores_complementares-harmonia_complementar-rita_heroina-consultoria_de_imagem

Quanto mais vibrantes as cores, mais criativo fica o look. Uma dica é equilibrá-lo utilizando peças neutras (em branco ou preto, por exemplo) próximas as cores. Quem não se sente confortável com muita cor pode experimentar combinar tons mais sóbrios, como o exemplo acima, em bordô e verde escuro.

complementares

Outra maneira de usar cores complementares é em uma estampa, ou com acessórios. Mais fácil de começar a aderir, né?

Na próxima semana eu vou falar das últimas combinações cromáticas, que envolvem mais de duas cores e deixam o visual super interessante. Até lá, heroínas!

Espalhe nas Redes

Tags:

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •