The Blog
11 março, 2015

Heroínas, hoje vou falar de um estilo que está super em alta, o Gypsy style. A palavra Gypsy é de origem inglesa e significa Cigano – membro tradicional de grupos itinerantes os quais se originaram no norte da Índia (há controvérsias) e agora vivem principalmente no sul e sudoeste da Ásia, Europa e América do Norte.

Por terem natureza nômade, é difícil de estabelecer as origens e localizações geográficas exatas destes grupos itinerantes conhecidos como Gypsies, ciganos, travellers, viajantes, peregrinos, entre outros. Para simplificar, podemos dizer que há dois “macro-grupos” de Gypsies: os ciganos “ao pé da letra” e os peregrinos irlandeses. Ambos possuem estilo de vida nômade, mas são oriundos de grupos étnicos distintos.

gypsy-rita_heroina

Além desses macro-grupos citados, cada clã (família) possui tradições distintas. Mas a paixão pelas cores vivas e pelos acessórios, está presente em todos os clãs. Por isso, o estilo Gypsy caracteriza-se principalmente por  roupas coloridas, mix de joias e bijoux de diferentes materiais, cachecóis vibrantes, bolsas transpassadas, tecidos com aplicação de pedrarias ou bordados e rasteirinhas de tiras. O brinco de argola e os acessórios com balangandãs que lembram moedas são ícones deste estilo.

moda_cigana-rita_heroina

A moda cigana andou adormecida por alguns anos, porém retornou ao cenário fashion com força total quando a grife Emílio Pucci levou a passarela da coleção Primavera 2012, um dos desfiles mais emblemáticos com forte inspiração cigana. Mais recentemente, outras marcas que apostaram na tendência foram Jean Paul Gaultier e as nacionais Lolitta e Neon.

gypsy_desfiles-rita_heroina

Emilio Pucci, Lolitta, Jean Paul Gaultier e Neon

Para as Heroínas que querem aderir ao estilo, mas não querem sair fantasiadas litermalmente de ciganas por ai, a dica é apostar em batas bufantes, tops croppeds com ombros a mostra, saias e vestilos longos e fluidos, estampas grandes e na sobreposição de peças. Além disso, invistam nos acessórios, muitos, principalmente nas pulseiras.

ombros_gipsy_style-rita_heroina

bordados_e_estampas-.rita_heroina

saia_gipsy-rita_heroina

A tendência Gypsy voltou para ficar amadas! Inspirem-se!

Beijo grande!

Fotos: reprodução

Espalhe nas Redes

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •