The Blog
10 Fevereiro, 2016

“Vou me casar numa pequena capela à noite. Que tipo de vestido fica bem para a ocasião? Curto? Evasê? Rodado?”. Essas e muitas outras dúvidas surgem na hora de escolher o vestido de noiva. Procurando ajudar minhas clientes e leitoras, resolvi fazer um mês especial com 4 postagens a respeito do tema. Se você não viu a Parte 1, leia antes de começar esse texto. Hoje vamos falar sobre como adequar o vestido ao ambiente em que será realizada a cerimônia.

Ambiente é o conjunto formado pelo local, o seu tamanho e o horário do evento. Para cada tipo de ambiente existe um código que rege as normas de conduta, de etiqueta e os trajes. Desconsiderar esse código é, no mínimo, deselegante e uma demonstração de total falta de percepção. Por isso, o ambiente determina as formas do vestido, algo que falei em mais detalhes na Parte 1. Já o estilo e as vontades da noiva, determinam o modelo, que pode variar dos mais simples aos mais luxuosos. Mas isso é tema de um próximo post! Agora, vamos entender quais são os possíveis ambientes para uma noiva se casar:

lugares_para_casar-rita_heroina

Além desses, que são mais clássicos, algumas noivas inovam e casam em lugares como restaurantes, parques, museus e até mesmo baladas. Cada combinação de local, tamanho e horário cria um ambiente. Dessa forma, existem inúmeras opções como por exemplo em uma igreja, de noite (ambiente médio) ou em uma casa no campo, de dia (ambiente grande). A seguir, eu apresento quais vestidos são adequados a quais ambientes especificamente. Lembrando que todos os modelos estão especificados com ilustração no post da Parte 1.

  1. Catedral (dia): justo com cauda removível, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, império armado com cauda, tradicional com saia rodada, tradicional com longa cauda, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  2. Catedral (noite): justo com cauda removível, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, império armado com cauda, tradicional com saia rodada, tradicional com longa cauda, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  3. Igreja (dia): justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, império armado com cauda, tradicional com saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  4. Igreja (noite): justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, império armado com cauda, tradicional com saia rodada, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  5. Capela (dia): curto evasê, tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional com saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada, top + saia viés e tailleur.
  6. Capela (noite): tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional com saia rodada, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  7. Campo (dia): curto evasê, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional sem saiote, tomara que caia e top + saia rodada.
  8. Praia (dia): curto evasê, tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo combinação, corte viés com leve cauda, império estilo medieval, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  9. Praia (noite): tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, império estilo medieval, tradicional com saia rodada, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  10. Buffet (dia): tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional com saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada, top + saia viés e tailleur.
  11. Buffet (noite): justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, império armado com cauda, tradicional com saia rodada, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés.
  12. Casa (dia): curto evasê, tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada,top + saia viés e tailleur.
  13. Casa (noite): tubular longo, justo com cauda removível, vestido + túnica de cintura baixa, estilo sereia com recortes e cauda, estilo combinação, corte viés com leve cauda, corte princesa com leve cauda, império estilo medieval, tradicional com saia rodada, frente única e saia rodada, tradicional sem saiote, tomara que caia, top + saia rodada e top + saia viés e tailleur.

como_escolher_o_vestido_de_noiva_ideal-rita_heroina

E a cauda do vestido de noiva?

Como é possível perceber, a cauda aparece de dia e de noite. Alguns especialistas da área acham que ela deve ser usada somente à noite; outros concordam que se o casamento for à tarde, pode ser usada, desde que seja leve e discreta. Dentro do ambiente, a cauda está mais relacionada ao local. Grandes e luxuosos locais, como por exemplo catedrais, mesmo de dia, permitem caudas longas. Ao passo que, em pequenas capelas, mesmo à noite, já não é possível.

Quatro regras sobre o horário

1- O brilho total só é permitido à noite. Isto vale para tecidos, bordados, adornos de cabeça, calçados, etc.

2- À luz do dia, detalhes em brilho como por exemplo uma gola de cetim, um debrum ou um cinto de pedrarias são permitidos.

3- Chapéus somente à luz do dia.

4- Luvas longas somente à noite. Luvas 3/4 à tarde e à noite. Luvas curtas são permitidas de manhã, à tarde e à noite. As luvas curtas, inclusive, são tendência da alta costura 2016, em tecidos delicados. Luvas de cetim são brega!

Casamento na Praia

Para os casamentos realizados na praia, o ideal é pensar em tecidos mais leves e fluidos. O salto está fora de cogitação, por conta da areia. Mas se você fizer questão, elabore um altar fora da areia e escolha um salto mais grosso. O ideal é usar rasteirinhas mais elaboradas, com pedrarias.

Por fim, na hora de escolher acessórios, buquê e maquiagem para eventos diurnos ou menos luxuosos, pense em leveza e delicadeza. O próximo post será sobre o vestido de noiva de acordo com o tipo físico. Na próxima quarta-feira!

 Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4

Espalhe nas Redes

Tags:

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •