The Blog
26 fevereiro, 2015

Heroínas a cidade de São Paulo tem se consagrado como uma das que mais recebe e promove exposições culturais. Tem para todos os gostos e bolsos. E são sempre sucesso de público.

Uma exposição super bacana que está rolando na cidade é a “Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção” na Galeria de Arte do Sesi-SP. A mostra com curadoria do italiano Cláudio Giorgione faz um passeio por todo caráter inventivo do artista renascentista Leonardo da Vinci (1452 – 1519). São mais de 40 objetos reproduzidos a partir de desenhos históricos, tais como para-quedas, a catapulta e o parafuso aéreo (futuro helicóptero). Além disso, estão expostas 10 instalações interativas que marcaram e representam a trajetória de um dos maiores gênios que a humanidade conheceu.

expo_leonardo_da_vinci-rita_heroina

São máquinas, desenhos, projetos e esboços de da Vinci. A exposição foi feita a partir do método de trabalho do artista. O objetivo, segundo o curador da exposição, é renovar a percepção sobre sua atuação como engenheiro e pensador, explicando a importância de seu legado no contexto histórico e social da época.

leonardo_da_vinci-rita_heroina

exposicao_leonardo_da_vinci-rita_heroina

Além dos objetos e instalações é possível conferir de perto estudos do artista sobre o automóvel, avião, submarino, bicicleta, tanque de guerra e mecanismos do relógio, por exemplo.

balestra_gigante-leonardo_da_vinci-rita_heroina

Balestra Gigante

carro_de_guerra_blindado-leonardo_da_vinci-rita_heroina

Carro de Guerra Blindado

nave_voadora-leonardo_da_vinci-rita_heroina

Nave voadora

para_quedas-leonardo_da_vinci-rita_heroina

Para-quedas

parafuso_aereo-leonardo_da_vinci-rita_heroina

Parafuso aéreo

O material faz parte do acervo do Museo Nazionale della Scienza e della Tecnologia Leonardo da Vinci (MUST), de Milão, na Itália. Os projetos foram produzidos por pesquisadores e engenheiros, em 1952, para a celebração do quinto centenário de nascimento de Leonardo da Vinci.

A mostra que antes do Brasil passou por Paris e Munique, ficará por aqui até o dia 10 de maio, depois seguirá para Londres.

Não deixem de visitar amadas!

Exposição Leonardo da Vinci, a Natureza da Invenção
Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.
Endereço: Avenida Paulista, 1.313.
Horário: das 10h às 20h.
Entrada gratuita

 

Beijo grande!

 

Fotos: reprodução

Espalhe nas Redes

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •