The Blog
19 dezembro, 2014

Amadas o Natal está chegando, e com ele as comidas deliciosas, porém hiper calóricas da ceia. E nós não nos esforçamos o ano inteiro para manter as medidas em dia, e na noite do dia vinte e quatro colocar tudo isso a perder, não é mesmo?

Por isso, vou dar algumas dicas de como preparar uma ceia de Natal light e muito saborosa.

Vamos começar pelas carnes. Normalmente a ceia de Natal é recheada de carnes que não costumam fazer parte da nossa alimentação diária, como peru, chester, tender, pernil e lombo. Essas carnes são gordurosas e calóricas, então o ideal é substituí-las por carnes brancas como o peixe e o frango, que são mais saudáveis e contém menos gordura. Mas se vocês não resistem as carnes natalinas, então fiquem atentas ao tamanho das porções e sempre retirem a pele. Quanto às calorias, prefiram o peru, é a melhor opção.

peixe-rita_heroina

O tradicional arroz a grega pode ser substituído por uma versão mais leve, nutritiva e fácil de fazer. Confiram essa receitinha:

Arroz natalino (arroz light)

Ingredientes
6 xícaras de água filtrada
1 dente de alho
3 xícaras de arroz
½ cebola
1 tomate picado
½ pimentão verde
½ pimentão vermelho
1 xícara de couve picada
4 colheres de sopa de iogurte desnatado
4 colheres de sopa de queijo tipo quark
2 colheres de café de sal
2 colheres de sopa de salsa picada

Modo de preparo
Refogue a cebola em uma xícara de água, acrescente o arroz e refogue. Adicione a água, o sal e misture. Tampe a panela deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos. Ao final do cozimento do arroz, acrescente os outros ingredientes.

arroz_a_grega_light2-rita_heroina

Outra vilã da ceia de Natal, é a farofa. Acompanhamento quase obrigatório da ceia, ela pode ser bastante calórica se não for feita com os ingredientes certos. Bacon, calabresa e embutidos são saborosos, mas colocam as calorias do prato lá em cima. Preparem uma farofa light usando cenoura ralada, ovos e acrescentem ingredientes da época, como damasco, uva passa e castanha.

rafora_light-rita_heroina

E a salada? Que tal substituirmos o salpicão de natal tradicional, feito com maionese e outros ingredientes gordurosos, por uma salada mais saudável e colorida?

salada-rita_heroina

Preparem a salada com diferentes tipos de alface, rúcula, cenoura, tomate cereja e muçarela de búfala. Para temperar, deixem na mesa apenas azeite, vinagre e sal.

Uma recomendação importante amadas é consumir o mínimo possível de bebidas alcoólicas, pois elas jogam o valor total da ceia nas alturas.

A Champagne Cheers!

Outro queridinho da ceia é o panetone, e Natal sem panetone não é Natal né? Para comer essa delícia sem ficar com peso na consciência, fiquem atentas aos ingredientes.  A versão com frutas cristalizadas é a menos calórica e por isso, a melhor pedida. Deixem os chocotones para as crianças.

panetone-rita_heroina

Para finalizar, depois de tomar todos esses cuidados, não vale escorregar na hora da sobremesa heim. Em vez de cair em tentação nos doces cheios de açúcar e gordura, como tortas, pavês e sorvetes, invistam nas frutas da época como: lichia, fruta-do-conde, ameixa, cereja, romã e uva, que além de deliciosas, são muito menos calóricas.

frutas2-rita_heroina

Com essas dicas tenho certeza que a ceia de Natal de vocês ficará muito mais saudável e ainda mais deliciosa! Caprichem Heroínas!

 

Super Beijo!

 

Fotos: reprodução

Espalhe nas Redes

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •