Há algum tempo ele vem sendo a sensação dos invernos, estou falando do veludo Heroínas. Esse tecido que é a cara da estação mais fria do ano, voltou com tudo em produções super estilosas nesta temporada. Com seu toque macio, charmoso e quentinho, ele promete continuar por muitos invernos e até verões. E não é somente nas roupas que ele vem se destacando, mas também nos acessórios.
O veludo surgiu na Índia, por volta do século XIV. Confeccionado com fios de seda, era usado apenas pela nobreza, por ser muito caro. Continuou assim até meados do século XX, quando passou a ser feito com materiais mais baratos e sintéticos. Nos anos 70 a moda do veludo, que até então era vista apenas em festas e ocasiões especiais, atingiu as ruas. Todo mundo tinha pelo menos um blazer ou uma calça de veludo. Depois disso, nos anos 80 o veludo começou a ser visto como cafona e caiu no esquecimento. Nos anos 2000 voltou repaginado, com todo seu charme.
Além de ser lindo e sofisticado, o veludo é democrático, todas podem usar. Ele garante um ar de elegância em qualquer produção. Além do blazer, peça clássica e super curinga, o veludo também é visto em vestidos, shorts, saias longas e curtas, sapatos, bolsas e tênis.
Combine o veludo com materiais diferentes, como couro, renda e jeans: eles proporcionam um ar moderno ao look. Mas nunca usem dois tipos de veludo juntos. Se optarem por usar duas peças de veludo, usem do mesmo tecido, da mesma textura.
Há diferentes tipos de veludo, como o molhado (brilhoso), cotelê (riscadinho), devorê (desenhado) e o alemão (seda). Na dúvida, optem pelo veludo tradicional, que é liso e sem brilho.
Beijo grande amadas!
• Comentário no blog deste assunto é aqui •