The Blog
5 outubro, 2015

Heroínas, eu amo produções glamourosas! Já mostrei aqui no blog como fazer um look bacana com t-shirt de paetê. Mas ainda me perguntam muito como vestir brilho em visuais diurnos. Por isso, no post de hoje vou dar as dicas essenciais para usar paetês sem medo!

Primeiro vamos entender o que é o tal do paetê. A palavra tem origem francesa [pailleté] e significa “coberto com lantejoulas“. Os historiadores de vestuário estimam que algo parecido com as lantejoulas de hoje em dia eram utilizadas desde os egípcios, para enfeitar as roupas. Ao longo dos séculos, o brilho das lantejoulas era aplicado nas roupas da realeza e nobreza, ornamentando e trazendo status de poder e riqueza.

blusa-de-paetes-rita-heroina-2

Foi só no começo do século XX que os EUA inventaram um material e um método de fabricação de paetê em massa, popularizando esse tipo de material. A história do paetê na moda se destacou em 1940, quando foi utilizado pela primeira vez por Coco Chanel e Paul Poiret. Michael Jackson foi um dos grandes responsáveis pelo uso dos figurinos com brilho, popularizando essa estética.

Muitas mulheres têm medo de usar brilho durante o dia mas estou aqui para acabar com esse mito. O paetê deixou de ser um “crime fashion”, algo brega, para se tornar uma peça de muita identidade no look. Quando usado de maneira correta, é uma peça muito bem-vinda. Existem vários truques para harmonizar o brilho das lantejoulas com a luz do sol, basta fazer combinações com cautela, sem exagerar.

blusa-de-paetes-rita-heroina-1

O material do paetê por si só não é algo discreto. É um tecido, feito com aplicações de lantejoula, que reflete muita luz. No caso da blusa que estou usando, são várias aplicações de lantejoulas, miçangas e pedrarias diferentes, da irreverente marca Joulik (que eu amo!). O material do paetê cria uma textura incrível, e ela deve ser respeitada.

E como adotar essa mania de brilho durante o dia? Faça conforme seu estilo e necessidade. Se for em um ambiente de trabalho, por exemplo, é importante pegar mais leve, utilizando o brilho em acessórios ou peças de modelagem mais discreta, para um visual mais profissional. Já para um ambiente mais descontraído, use sua criatividade. Combine o paetê com peças básicas, para quebrar a sofisticação. Isso ajuda a dar harmonia, para que não pareça um look festa. Paetê fica ótimo com camisa branca, shorts jeans, e peças de alfaiataria. Aposte em bolsas maiores e sapatos baixos para criar a ideia de cotidiano à combinação.

blusa-de-paetes-rita-heroina-3

Para não errar, lembre de combinar o tecido paetê com tecidos casuais, como jeans, moletom, sarja e tricô. Lembre também da sua silhueta. O brilho vai destacar a parte do corpo em que ele está. Opte sempre por modelagens mais soltinhas, para evitar um visual vulgar.

Se a peça de lantejoulas for blusa, como no caso do meu look, use acessórios mais delicados e menores, para não competir visualmente com os brocados e brilhos. O segredo para não errar a dose é apostar em apenas um ítem brilhoso e compor o resto do look com peças sem brilho algum.

Minhas escolhas:

Maquiagem: Jimmy Paladino
Fotos: Vanessa Diskin

Se você quer uma dica simples para esbanjar estilo de uma maneira moderna e bem charmosa, invista no paetê!  E pra quem tiver qualquer dúvida sobre como usá-lo, comente aqui no post que eu te socorro!

Espalhe nas Redes

Tags:

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •