The Blog
10 abril, 2015

Amadas, vocês já devem ter ouvido falar nos cosméticos cruelty free (termo em inglês usado para produtos que não são testados em animais), também conhecidos como cosméticos “verdes”. Graças ao engajamento cada vez maior da população mundial na onda friendly (amigável), esse tipo de cosmético vem ganhando destaque no mundo da beleza.

A tendência dos cosméticos cruelty free começou com a comoção nacional causada pelo episódio da invasão ao Instituto Royal em SP há dois anos, e potencializada pela aprovação, em julho do ano passado, do projeto de lei que proíbe os testes em animais para produção de cosméticos no Brasil.

A partir daí marcas de beleza que investiram em métodos alternativos e levantaram a bandeira cruelty free viraram referência no mercado. Mas o novo it-universo do mundo beauté vai além da causa pró-animais, pois envolve cosméticos orgânicos, feitos com matéria-prima livre de agrotóxicos, e veganos, categoria considerada ainda mais “pura”.

Segundo os fabricantes, os efeitos desses “novos”cosméticos são iguais aos convencionais, porém sem os contras “políticos” e práticos, tipo o potencial alergênico.

  • Os orgânicos: formulados apenas com ingredientes “verdes”, ou seja, com matérias-primas cultivadas sem agrotóxicos. Normalmente, também são livres de parabeno e sulfato. Benefícios: menos chance de ter irritação na pele, pois por terem uma grande quantidade de matéria-prima pura, possuem pouquíssima intervenção química. Marcas: Weleda, Caudalie, L’Occitane, Lush, Burt’s Bees, Omorovicza e Rituals.

burt-rita_heroina

loccitane-rita_heroina

  • Os veganos: além de não envolver exploração animal em nenhuma etapa de produção, eles têm fórmula livre de qualquer derivado animal. Exemplo: mel, leite e etc. Benefícios: são ainda menos alergênicos que os orgânicos e nada cancerígenos. Marcas: Est, Obsessive Compulsive, Beauty Blender e Zoya.

est-rita_heroina

beauty_blender_esponja-rita_heroina

  • Os Cruelty Free: são feitos a partir de fórmulas desenvolvidas sem testes em animais, mas com métodos alternativos, como modelo de pele equivalente e células in vitro. Benefícios: fórmulas mais apuradas e modernas. Marcas: O Boticário, Natura, Vult, Granado, Contém 1g, L’anza, Smashbox, Lush, Nyx, The Body Shop e Aesop.

 

nyx-rita_heroina

granado-rita_heroina

Para saber todas as marcas que são cruelty free é só entrar no site www.peta.org Heroínas.

Beijo bem grande!

Fotos: reprodução

Espalhe nas Redes

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •