The Blog
3 setembro, 2015

Heroínas, se vocês assim como eu, tem imensa admiração e fascínio pela grande pintora mexicana e ícone mundial, Frida Kahlo, fiquem ligadas, pois São Paulo irá receber no Instituto Tomie Ohtake a megaexposição “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México” no próximo dia 27 desse mês.

A mostra vai reunir obras icônicas de Frida e outras artistas mexicanas como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Lenora Carrington.

frida_kahlo1-rita_heroina

Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, conhecida apenas como Frida Kahlo, é uma das maiores pintoras do século 20. Ela ficou conhecida por seu trabalho único, que deixou um grande legado para o mundo das artes e por refletir como ninguém o universo feminino. Símbolo da força e independência feminina, a artista mexicana estava muito à frente de seu tempo e além da herança artística, também teve grande influência no universo da moda, especialmente porque não sucumbiu ao padrão de beleza hollywoodiano de sua época, impondo seu próprio estilo e criando um personagem único e autêntico.

Diferente de muitos artistas de sua época Frida gostava de retratar a si mesma, adorava fazer autorretratos e sempre usava cores vibrantes. Também gostava de criar situações um tanto quanto surrealistas em suas telas. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em pauta, tanto pessoal quanto profissionalmente, apresentados através de sua arte. Frida sofreu um grave acidente ainda jovem e passou por 30 operações ao longo de sua trajetória. Em muitos de deus quadros retratou seus problemas pós-acidente.

fridakahlo-rita_heroina

exposicao_frida_kahlo_instituto_tomie_ohtake-rita_heroina

fridaexposicao-rita_heroina

exposicao_frida-rita_heroina

frida_exposicao-rita_heroina

frida_kahlo_exposicao_saopaulo_a_coluna_partida-rita_heroina

A artista faleceu no dia 13 de julho de 1954, vítima de uma broncopneumonia, mas há suspeitas que tenha tido uma overdose se suicidado, o que ela já havia tentado fazer diversas vezes ao longo de sua vida.

Hoje Frida é símbolo do poder feminino, ícone pop, influência artística e musa inspiradora de muita gente, inclusive minha.

O ingresso para conferir a exposição custará R$ 10 (às terças, a entrada será gratuita) e poderá ser adquirido pelo site da Ingresse, pelo app do Instituto Tomie Ohtake ou diretamente na bilheteria.

A exposição ficará aqui em São Paulo até o dia 10 de janeiro de 2016 e depois seguirá para o Rio de Janeiro e Brasília, porém as datas ainda não foram definidas.

Vocês não vão perder, não é mesmo Heroínas?

Beijo grande!

Fotos: reprodução
Fontes: Catraca Livre / FFW / Hypeness

Espalhe nas Redes

Tags: , ,

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •