The Blog
21 agosto, 2015

Amadas, muitas pessoas acham que as regras de etiqueta são bobagens e que não fazem diferença na nossa vida. Porém, essas pessoas estão muito equivocadas. Pois do que adianta, estarmos bem vestidas, antenadas com as últimas tendências, se não soubermos nos comportar diante das diversas situações do dia a dia? O nosso comportamento diz muito sobre nós.

Quando falamos em regras de etiqueta parece uma coisa super complicada, mas não é. Com treino e dedicação tudo é possível.

A partir deste post o tema etiqueta e boas maneiras fará parte dos assuntos do blog. E para estrear a sessão, neste post darei dicas de etiqueta e boas maneiras à mesa, como se portar, usar os talheres, o que fazer e principalmente o que não fazer.

boas_maneiras-rita_heroina

A etiqueta à mesa é muito mais do que um conjunto de regras. Portar-se bem nas refeições faz parte da autopromoção da sua imagem e demonstra o quanto você se importa em fazer uma boa presença à sua companhia na hora de sentar-se à mesa. Além disso, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta à mesa é também uma forma de expressar profissionalismo, respeito e segurança.

Os talheres e suas formas de uso são os pontos que mais confundem as pessoas quando se deparam com um jantar ou almoço formal – e se engana quem acha que esse tipo de situação já ficou no passado. Por isso treinar muito em casa é fundamental.

Vamos a mesa básica da maioria dos restaurantes:

etiqueta_a_mesa-rita_heroina

– O item (1) da imagem é o prato de pão. Ele deve ser mantido nesta posição, não se deve colocá-lo sobre o prato de serviço (2).

– Deve-se comer o pão com as mãos, partindo-o em pequenos pedaços e levando-os até a boca. Nunca se deve partir o pão com faca ou com os dentes.

– Por vezes a faca de manteiga (6) é encontrada já sobre o prato de pão.

– O garfo de mesa (4) deve estar sempre à esquerda e a faca, (5) à direita, com a serra virada em direção ao prato.

Colher (7) e garfo (8) de sobremesa são dispostos acima do prato, um em cada direção.

– O copo de pé maior, mais ao centro,  é o de água (9), e o de pé menor é o de vinho (10).

– Por fim, o guardanapo (3) pode estar sobre o prato ou à esquerda do garfo. Ele deve ser colocado sobre suas pernas antes mesmo da entrada. Deve-se dobrá-lo ao meio, formando um retângulo. Ao final da refeição, ele deve ser deixado do lado direito do prato, sem dobrar.

talheres_etiqueta_a_mesa-rita_heroina

Regras gerais de etiqueta à mesa:

  • Sempre, em qualquer lugar, comece a usar os talheres de fora para dentro;
  • Depois de serem colocados em uso, os talheres não devem mais ser encostados na mesa, apenas apoiados dentro do prato;
  • Durante a refeição, enquanto não estiver cortando os alimentos, a faca deve ser apoiada na parte de cima do prato, com o cabo levemente inclinado para baixo. A serra deve estar sempre voltada para dentro, em sua direção;

descanso_talher-rita_heroina

  • Terminada a refeição, os talheres (garfo e faca, ou o talher em uso), são colocados sobre o prato, juntos e paralelos, no sentido vertical: cabos para baixo e extremidades para cima;

finalziar_os_talheres-rita_heroina

  • De forma alguma gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato;
  • Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. Enrole alguns poucos fios no garfo e leve à boca;
  • Nunca faça barulhos com a boca ao tomar sopa, café, chá, ou qualquer outro alimento líquido e quente;
  • E por fim, jamais e hipótese alguma fale com a boca cheia. Para evitar isso, sirva-se de porções pequenas de cada vez.

A elegância e a discrição são os carros-chefe da etiqueta à mesa. Com a correria do dia a dia e refeições cada vez mais sendo feitas rápida e informalmente, essas regras acabam sendo deixadas apenas para datas muito especiais; entretanto, elas não devem ser deixadas de lado. Com prática e treino, tais atos se tornarão naturais, até mesmo fora das formalidades. Pratiquem Heroínas!

Beijo grande!

Fotos: reprodução

Espalhe nas Redes

Tags: , ,

• Comentário no blog deste assunto é aqui •

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• Faça um Comentário no Facebook deste assunto •

• Veja mais trabalhos de Rita Heroina •